domingo, 31 de março de 2013

ALEGRIA DE PALHAÇO É VER O CIRCO PEGAR FOGO!


Para começar uma estória .-)

Hollywood, noite do Oscar! Cinegrafistas, atores, os mais belos e mais ricos da sociedade norte americana se encontram para celebrar a si mesmos. Após a premiação, todos se reúnem para um jantar. Champanhe, um buffet digno de reis e naturalmente ao som das músicas de um grupo famoso. Tudo como sempre perfeito, mas de repente a porta principal do salão bate contra a parede e fumaça invade o mesmo. Um oficial da segurança aparece em meio da fumaça e anuncia que o andar inferior se encontra em chamas. Escadas e elevadores estão bloqueados. Todos devem abandonar o prédio o mais rápido possível pelas escadas de emergência que se encontram ao lado das janelas!  A evacuação do prédio ocorreria sem problemas se o moderador da noite não levantasse a voz e dissesse que naturalmente os ganhadores do Oscar, teriam o direito de ser os primeiros abandonarem o prédio! Nesse momento o chefe de segurança protesta de modo veemente dizendo que mesmo em uma situação de emergência como essa, a ordem de prioridade do protocolo deveria ser observada. A primeira dama naturalmente seria a primeira a ser levada em segurança. Assim começa uma discussão a respeito da ordem de segurança. Para que ninguém se atrevesse a abandonar o salão antes de uma resolução democrática no sentido do espírito americano, o chefe de segurança ordenou que todas as saídas de emergência fossem bloqueadas pelos seguranças. Assim, todas as portas e janelas foram fechadas, enquanto o fogo se alastrava pelo prédio a discussão aumentava. Até que alguém teve uma ideia maravilhosa! “Vamos fundar uma comissão!” Todos concordaram e começaram a trocar ideias a respeito. Em comum acordo escolheram quem faria parte da comissão e quem seria o chefe da mesma. Enquanto os mesmos discutiam se a comissão precisava ou não de um protocolante as chamas invadiram todos os lados o andar onde os mesmos se encontravam. Todos morreram.

Concordo que a estória é meio estranha e não tem nada a ver com a realidade, pois em caso de perigo, onde decidimos por vida ou morte, ninguém reagiria dessa maneira. Em questão espiritual, no entanto, em relação a Deus e a nossa vida, a vida eterna, assim como a vida aqui na terra, um comportamento desse tipo parece ser normal. Pessoas discutem, leem livros, escutam pregações, conversam com amigos e não assumem um compromisso sério com Jesus. Uma situação assim, pode-se ler no evangelho de Joao no capítulo 12, versículos 34-41:

A multidão perguntou: "A lei ensina-nos que o Messias vive para todo o sempre. Porque dizes que ele deverá ser levantado? De quem falas tu?" Jesus respondeu: "A minha luz brilhará para vocês mais algum tempo ainda. Caminhem enquanto têm a luz, para que as trevas não vos apanhem; quem anda nas trevas não sabe para onde vai. Acreditem na luz enquanto ainda há tempo; então tornar-se-ão filhos da luz." Depois de dizer estas coisas, Jesus retirou-se e ocultou-se da vista das pessoas. Mas, apesar de todos os milagres que tinha feito, havia muita gente que não cria nele, exatamente como Isaías, o profeta, havia dito: “Senhor, quem crerá na nossa mensagem? Quem aceitará a revelação do poder do Senhor?" Mas não podiam crer porque, como Isaías também disse: “Deus fechou-lhes os olhos e endureceu-lhes os corações de forma que não veem, nem entendem, nem se voltam para Ele para que os cure." Isaías, ao fazer esta revelação, referia-se a Jesus, pois tinha tido uma visão da sua glória.

A conversa entre Jesus e a multidão ocorre em uma situação decisiva! O capítulo 12 do livro de João marca uma mudança no livro. Primeiro vem os gregos e querem falar com Jesus. Estrangeiros, pessoas não judias querem conhecê-lo. Isso é algo novo! Nesse meio tempo, Jesus se auto denomina “filho do homem“ e anuncia sua morte, dizendo que o filho do homem seria exaltado ao morrer na cruz e retornaria ao local de onde veio. Apartir do capítulo 13 Jesus não fala mais em público. Todas as conversas relatadas no livro antes da sua prisão acontecem apenas com seus discípulos. A situação começa a se tornar séria, sua morte se aproxima. Esse é um momento decisivo! O fogo começa à se alastrar!

O Evangelho de João denomina a crucificação de Jesus como sendo sua exaltação. Sua glória é revelada. Seu poder é o poder de suportar o sofrimento, se oferecer em amor. Uma terrível perspectiva para Jesus no sentido que Ele será exaltado sim, mas através da sua morte na cruz.

O encontro de Jesus com os gregos é sinal de uma grande mudança no relato de João. Agora os judeus precisam tomar uma decisão! Após terem escutado a mensagem de Jesus e visto todos os sinais e milagres é hora de decidirem se creem ou não nele. O povo, no entanto quer discutir! Primeiramente eles querem entender. Todo mundo sabe que a melhor maneira de evitar ou adiar uma decisão é se envolver em uma discussão!

Não, a multidão não quer um Messias sofredor. Chega de perdedores. Sofrimento existe o bastante nesse mundo. Ninguém quer se decidir por um Salvador chamado “homem de dores”, que é perseguido, açoitado e que por fim perde sua vida de maneira dramática. A multidão quer um homem de sucesso, um Messias para se colocar na estante ou pendurar na parede, o orgulho de todos! O povo anseia por alguém que assente no trono lutando pelo seu povo e pondo fim às ameaças dos inimigos, porem chega alguém como Jesus dizendo: “meu reino não é desse mundo!” ninguém queria isso, pois que proveito teriam de um Reino que não é aqui e agora?

A multidão quer discutir! Nas escrituras eles encontram a respeito de um Messias cujo reinado dura eternamente. “Seu reinado será eterno“ (Salmo 89,37) “O reino de paz sobre o trono de Davi não terá fim!” (Isaías 9,6) – Por que esse homem agora diz que o filho do homem será exaltado? Quem é o filho do homem? Todos querem saber!

Será que os questionadores não entenderam realmente o que Jesus disse ou será que eles não queriam entender? O Messias é o rei enviado por Deus nos últimos dias. O filho do Homen é uma figura do livro de Daniel. Daniel teve uma visão, aonde alguém assentado sobre o trono de Deus veio a terra, esse tinha aparência como um homem. Esse filho do Homem recebeu de Deus poder, honra e reinado sobre as nações (Daniel 7,14). Jesus se auto intitulou filho do homem, mas quem disse que Messias e o filho do homem são a mesma pessoa? Quem é esse tal de filho do homem? Sobre essa matéria foram escritos livros e mais livros e nem todos chegam à mesma conclusão! Que maravilhoso assunto para uma discussão! “Vamos formar uma comissão!” E assim começa a palhaçada enquanto o circo pega fogo e ninguém percebe.

“Esse assunto precisa ser examinado, sim estudado profundamente.“ Jesus, no entanto, não se deixa envolver na discussão! Ele perde o interesse, se querem rir, que riam, palhaçada no entanto é algo que não lhe interessa! Basta! O povo, seu povo deveria e poderia já há muito tempo saber, mas o mesmo não quer crer! Enquanto discutimos, podemos viver como sempre vivemos, porem Jesus quer ouvir a decisão. Ele quer conversão para uma vida nova, Jesus quer a confiança e o amor das pessoas.

Deus é paciente e tem compreensão para nossas perguntas e até mesmo dúvidas, mas existe um ponto onde precisamos nos decidir!

Jesus responde: “A luz permanecerá durante pouco tempo com vocês. Sigam seus caminhos – tomem uma decisão – enquanto ainda é dia, para que a noite não os pegue de surpresa! Quem anda na escuridão não sabe onde seu caminho termina.” “Abandonem vossas perguntas.” Diz Jesus. “Agora, nesse momento vocês tem a luz. Tomem uma decisão. Parem de discutir! Creiam se levantem e me sigam enquanto ainda é dia, enquanto vocês ainda podem escolher!”

Talvez pensamos que essas palavras de Jesus só dizem respeito aos chamados incrédulos, e que para nós que nos tornamos cristãos a questão está resolvida. Por não fazer sentido falar de alguém que não está lendo esse texto, nesse momento, vamos falar sobre nós no nosso contexto, sendo ou não cristãos! Eu te convido a pensar nessas palavras de João e comparar com a sua vida.

Talvez você conheça uma situação como essa, onde você está andando por um local desconhecido, talvez em um campo ou floresta e vem o anoitecer. Você esperava chegar em casa ainda à luz do dia, mas a escuridão te pegou despreparado. Jesus vê a escuridão se aproximando e adverte seus ouvintes.

 A maioria dos Judeus, no entanto tinham o coração endurecido. Eles já não podiam reconhecê-lo. Já não podiam confiar nele. Muito tempo já havia se passado, desde que eles pararam de usar seus ouvidos espirituais e por isso perderam o costume de ouvirem a Deus e reconhecerem sua voz. Havia tanto tempo que eles pararam de ver que se tornaram cegos.

Muitos de nós se tornaram cristãos após serem convencidos através da leitura de um livro, ou visitarem um curso em uma igreja ou pesquisando na Bíblia. Nesse processo é normal que façamos perguntas e questionamos posições. Eu sou a favor de uma fé crítica e tenho medo de pessoas que engolem todos os sapos que são pregados de alguns púlpitos nesse mundo, se deixando levar por heresias e contos de fadas. Deus suporta perguntas e também dúvidas! No entanto, ainda que perguntar seja sadio, a maioria das nossas perguntas e questionamentos permaneceram sem resposta!

O caminho até Deus não é o caminho da razão! Crer, ou a fé em si parece muitas vezes irracional! Nossa razão, nosso entendimento humano não pode raciocinar Deus. Deus está nos céus e nós na terra. O mais importante no caminho da fé é a nossa vontade ou usando a linguagem da Bíblia, nossos corações! A fé não é em primeiro lugar uma doutrina ou uma matéria que estudamos e ao aprendê-la de cor a dominamos. Não! Fé é um caminho a ser trilhado. Caso contrário somente os gênios poderiam crer em Deus!

Se converter, tomar uma posição e viver com Jesus é um caminho que começamos a trilhar, a conversão da vida, o deixar certas coisas que não me fazem bem e que Deus não preparou para mim, fazem parte desse caminho. Em primeiro lugar, se encontra o amor incondicional de Deus por mim e o perdão que precisam ser aceitos. Um relacionamento é baseado na comunicação e todo relacionamento tem características especiais. Somos cristãos sim, mas não somos uma produção de massa, onde todos nos tornamos iguais, caso isso aconteça, tem alguma coisa errada. A fé é algo que nos leva a compartilhá-la, assim como a nos congregarmos com outros que também creem e ocuparmos nosso lugar no corpo de Cristo.

A fé é um caminho e Jesus desafia seus ouvintes a segui-lo agora, a colocarem o primeiro pé no caminho e seguir em frente sem olhar atrás. Ele os convida a andarem e serem luz. “Hoje, se ouvires sua voz não endureceis os vossos corações!” (Hebreus 3,15) – Pelo que parece é possível endurecermos nossos corações. Nossos olhos e ouvidos espirituais podem se estragar quando nos recusamos a usá-los.

Nós podemos perder a oportunidade de nos decidirmos. Talvez escutamos algo e sabemos que isso toca no fundo do nosso coração, mas adiamos a decisão. Claro, está faltando ainda alguma coisa! Quando esse ponto for resolvido, aí então tomaremos uma decisão, sim mudaremos nossas vidas, nos batizaremos e viveremos cada dia das nossas vidas com Deus. Talvez Jesus diga: “Tome sua decisão agora, enquanto ainda é dia!” Você, no entanto segue seu próprio caminho!

A luz é o próprio Jesus que está próximo de você! Nos salmos lemos que a palavra de Deus é luz para os nossos caminhos (Salmo 119). Joao, no entanto fala de Jesus como a luz do mundo (Jo 8,12). A luz ainda brilha e Jesus nos convida a crermos nela e nos tornarmos filhos da luz.

Uma fábula antiga conta a história de um homem que andava na escuridão do anoitecer até chegar na praia. De repente ele tropeça em um saco cheio de pedras. Vendo os vultos das gaivotas que voavam à medida que ele se aproximava do banco de areia, onde as mesmas repousavam, ele começa a jogar as pedras ao ar tentando atingir uma delas. Uma pedra após a outra caem na água e são enterradas pela areia. Uma das pedras ele guarda no bolso da calça e ao chegar em casa à luz da lareira percebe que a mesma era uma pedra preciosa. No dia seguinte ao nascer do sol ele corre para praia e procura por todo lado às pedras preciosas, sem encontrar ao menos uma delas.

O tempo que nos foi dado, nossas vidas, são como um saco cheio de pedras preciosas! Nós não devemos desperdiçar nossas vidas com discussões sem fim. Eu acho que muitos de nós apenas insiste em entender algo ou discutir a respeito antes de aceitá-lo porque sendo assim podemos continuar a viver como queremos. Nós queremos primeiro compreender tudo, primeiro organizar tudo, primeiro termos harmonia nos nossos relacionamentos e nos amarmos, primeiro orar a respeito... Só para ganharmos tempo, mas tempo é o que menos temos. Quantas pessoas e igrejas vivem assim! Se Jesus nos convida a tomarmos uma posição seja essa qual for, pode ser que o mundo ao nosso redor esteja em chamas e ele nos quer levar em segurança. Vamos deixar o circo pegar fogo?

Esse texto é tanto para pessoas que ainda vivem sem assumirem um compromisso com Deus, mas também para cristãos que não se decidem que não vivem consequentemente com Deus endurecendo assim seus corações. Cada dia das nossas vidas que vivemos sem comunhão com Deus é um pedra preciosa que jogamos fora e esse tempo desperdiçado não volta jamais. Por isso Jesus disse: “A luz permanecerá durante pouco tempo com vocês. Sigam seus caminhos enquanto houver luz, para que as trevas não os peguem de surpresa! Quem anda na escuridão não sabe o fim da sua trilha.” Hoje é o dia, essa é a hora da nossa decisão! Que Deus te abençoe!


Ps. Se você quiser, pode ajudar a divulgar esse blog ao "me curtir" no facebook - Cristianismo é simples - blog 


https://www.facebook.com/pages/Cristianismo-é-simples-blog/573132106037742

2 comentários:

  1. Parabéns Pastor,brilhou!!!!Assim como vamos deixar brilhar em nós a LUZ de JESUS.Precisamos desta LUZ que dissipa às trevas, que nos guia em segurança na nossa caminhada neste mundoQuanta perda de tempo ,quantos discurssos que não nos leva a lugar nenhum.Ficamos como povo de Israel andando em circulo,assim estamos nós hoje, Igreja!!Senhor Jesus queremos caminhar sob a tua Luz

    ResponderExcluir
  2. O comentario acima foi escrito por mim .Telma.Bj

    ResponderExcluir