quinta-feira, 25 de abril de 2013

SUPERFICIALIDADE E A MORTE DA IGREJA HOJE! – MISSAO É AMOR!


Jesus é o enviado de Deus nesse mundo! Tudo que Jesus faz é da vontade de Deus. Atraves da maneira como ele age, da maneira como ele é podemos reconhecer quem é Deus. Através dos quatro evangelhos podemos reconhecer como Jesus viveu seu chamado e o mesmo deve ser um exemplo para o nosso viver. Qual foi a missão de Jesus e como é a mesma hoje?

“Ia Jesus a descer a estrada quando se dirigiu a um cobrador de impostos, Mateus, sentado num balcão de cobrança: "Segue-me, sê meu discípulo". E logo Mateus, abandonando de pronto o seu posto, o acompanhou. Mais tarde, estava Jesus com os seus discípulos a comer em casa de Mateus, e sentaram-se também bom número de gente conhecida como pouco escrupulosa, como convidados. Os fariseus ficaram chocados com aquilo. "Porque se junta o vosso mestre com gente desta laia?", perguntaram eles aos discípulos. Mas Jesus, que os ouvira, respondeu: "Porque não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Têm de aprender o que significa esta passagem das Escrituras: 'Mais do que os vossos sacrifícios, quero provas da vossa bondade . Eu vim a este mundo para chamar os pecadores para que se voltem para Deus. Não vim para os que já se consideram a si próprios bons." Mateus 9, 9-13

1. Jesus vê as pessoas

Um homem está assentado no balcão de cobrança de impostos e Jesus o vê. Um homem está assentado no caixa de um banco ou atras do volante de um ônibus, a mulher da padaria da esquina e Jesus os vê. Outros sacam dinheiro no caixa, entram no ônibus, compram pão e quase não percebem que diante dos seus olhos se encontra uma pessoa. Jesus vê as pessoas e não a função que elas ocupam. Ele vê como elas estão, o que as encomoda, o que as faltam. Ele vê fundo. Ele é aberto para um encontro verdadeiro. Pessoas são a coisa mais importante para Jesus!

Ele sente - em meio a uma multidão que o empurra e puxa para todos os lados - que uma pessoa tocou nas suas vestes. Isso porque ele sente que a mesma depositou sua esperança nele. Ele vê o pequenos e odiado chefe dos cobradores de impostos Zaqueu assentado sob uma árvore e ele vê sua sede de Deus, sua solidão, suas dúvidas com relação à sua própria pessoa. Jesus vê o paralítico que foi deixado aos seus pés atraves de uma abertura no telhado de uma casa e ele vê sua busca desesperada por perdão, por um relacionamento sadio com Deus. Todos que o vêem pensam „ah, se ele podesse andar!“ O paralítico no entanto pensa „ah, se eu podesse orar, olhar novamente nos olhos de Deus sem sentir condenação, se eu podesse crêr novamente no seu amor por mim!“ Vemos realmente as pessoas? Jesus as vê! Nenhuma delas sequer foje do seu olhar!

Jesus olha nos olhos de uma mulher e vê sua sede de Deus e não a prostituta que todos vêem! Ele não vê o pecado, mas o coração! E ele a deixa ungir seus pés com sua lágrimas e secá-los com os cabelos. Jesus vê o homem com a mão resequida e o cura em pleno dia oficial de descanço, onde respirar ainda não era proibido. Os Mestre da lei, os fariseus pessoas que viam o mandamento em primeiro lugar, o condenam. Fazer o bem em pleno sábado é proibido! „O mandamento é feito em favor do homem!“ Essa é a resposta de alguém que ama as pessoas e que sabe que os mandamentos de Deus são em prol das mesmas! Sabemos disso?

Gazolina na Alemanha tem se tornado tão cara que na maioria das vezes vou para meu escritório na igreja com o metrô e aos domingo me permito o luxo de andar de carro. Nos 16 minutos até minha estacão e 10 minutos à pé até meu escritório pratico meu hobby predileto, observar as pessoas. Nesse pequeno intervalo entre minha casa e minha igreja encontro peças super raras. Muitas das minha pregaçoes nascem nesse intervalo. Já há algum tempo pratico uma atividade que tem transformado minha forma de ver as pessoas. „Deus, como o Senhor vê essa pessoa que está diante dos meus olhos?“ Essa é a minha oração e as vezes me surpreendo pela maneira que passo a ver algumas delas.

Para essas pessoas que vemos e no entanto não vemos realmente somos enviados! Eu quero conhecer o coração, sim a pessoa que não seja transformada ao receber uma revelação da maneira como DEUS vê o nosso próximo, nosso vizinho, a pessoa que se assenta ao nosso lado no metrô, no ônibus, o vendedor de sapatos que arruma as inúmeras caixas que o fazemos buscar sem que compremos um deles ou digamos de coração „obrigado“!

Jesus vê as pessoas. Para ele cada uma delas é prioridade! Ele se deixa interromper por mais ocupado que ele esteja e permite que as crianças venham até ele. Crianças podem interromper seu descanço. Jesus vê também você na sua casa, diante do computador. Ele vê seu vizinho na casa, no apartamento ao lado, seu colega de trabalho, de escola, seu chefe, seus clientes. Para cada uma delas Jesus faria tudo, realmente tudo.

2. Jesus come com as pessoas

Para Zaqueu o mais odiado oportunista e corrupto de todos os tempos ele diz: „Desça da árvore! Hoje eu quero ser seu convidao e almoçar com você na sua casa!“ Até com os fariseus ele se assentava e comia. Jesus gastava tanto tempo em comunhão com as mais diversas pessoas que pegou a fama de ser um „comelão e bebedor de vinho uma amigo de cobradores e pecadores!“ (Lucas 7,34)

Visitar as pessoas em casa, comer e conversar com elas era o programa predileto de Jesus e sua forma de viver missão. Ele doava sua compania ao seu próximo, ele buscava relacionamentos e se dava como amigo. Ele a vida atras da aparente vida. Ele chegava reconhecia a necessidade e colocava seu coracão na miséria do outro (misericordia). Nós podemos aprender muitas coisas à respeito de metodos de evangelização e implantação de igrejas. Eu creio no entanto, e vendo o exemplo de Jesus estou cada dia mais certo disso, que caso não vermos as pessoas com os olhos de Deus, não oferecermos às mesmas nosso tempo, nossa amizade, se não compartilharmos nossas vidas com elas TODO nosso trabalho será em vão. Se pessoas visitam nossas igrejas e se nós ao invés de acolhe-las preferirmos trocar superficialidades como um „tudo bem?“ e voltarmos a conversa com nossa turminha, então não vivemos Missão como Jesus viveu! Então não entendemos NADA do que ELE disse!

Comer com outros era algo muito especial e sagrado no judaismo. Se assentar com pecadores, com incrédulos e impuros era algo inaceitável! Com que você come, com o mesmo você se une em uma pessoa (!) esse era o pensamento da época e infelizmente muitos crentes hoje enfatizam versículos fora do contexto cultural como pretexto para se esolarem da sociedade pecaminosa e se tornar um mundo à parte, se tornando assim um alien em pleno mundo.

Mas cá entre nós! Quem convida uma prostituta, um bandido, um alcólatra um casal homosexual para seu aniversário? Como bom cristão nos separamos do mundo, pois o mesmo jaz no maligno. Quem quer se contaminar? Pensamos realmente diferente do jeito judeu de ser? A raiz de tudo que chamamos pecado também se encontra em nós! Nossa homofobia, nosso uso de luvas santas que temem tocar no que dizemos ser impuro, nosso medo de sermos postos no mesmo saco dos que condenamos e chamamos pecadores são infundáveis! Não são uma afronta ao amor de Deus! Nós SOMOS farinha do mesmo saco, somos seres humanos sujeitos às mesmas fraquezas, aos mesmos pecados. A raiz de tudo que condenamos também existe em nós. Ao inves de condenarmos devemos amar e só poderemos amar se ousarmos a ver o alvo do amor, do sacrfício de Jesus no outro, se vermos o que Deus vê e não o que condenamos! Deus vê em primeiro lugar a pessoa! Ao invês de julgarmos, vamos olhar as nossas próprias misérias, pois só assim seremos livres para dar o amor que recebemos! Arrependimento é fruto do amor recebido e não da condenação.

Então era realmente um escândalo o que Jesus fez nesse belo dia em plena Palestina ao se assentar com cobradores de impostos. Se você chamava na época uma pessoa de „cobrador de impostos“ ou de „pecador“ era a mesma coisa, a mesma ofensa. Os mesmos eram traidores da fé. Judeus que se corrompiam e ajudavam os romanos. Cobradores de impostos eram o polo contrário, o extremo oposto dos fariseus. Os fariseus eram aparentemente os defensores da fé em Israel, o início que foi bom se tornou um extremo, pois de tanto enfatizar a lei e criar mandamentos e regras eles se tornaram cegos para a vontade de Deus. Em cada página dos evangelhos encontramos fariseus que se levantam contra Jesus e aqui nesse texto, nessa história encontramos mais uma vez os Santos da época. „Que coisa, olhe só o que vemos! O mestre de vocês está assentado à mesa comendo com pecadores!!! O que vocês acham disso?“ (Parafraseando o versículo 11)

Jesus no entanto responde: „Meus queridos! As pessoas sadias não precisam de médico, mas os doentes sim! Vocês já pararam para pensar no que o profeta Ageu disse? Eu desejo, assim disse Deus, não que vocês me tragam sacrifícios e ofertas, mas sim que vocês sejam misericordiosos para com as pessoas!“ (Parafraseando o versículo 12)

Gente!!! O alvo da missão de Jesus são os doentes, os perdidos e aqueles que não convidamos para o nosso aniversário para não darmos o que falar! Para esses ELE foi enviado por Deus! Deus coloca seu coração, seu próprio filho, na miséria desse mundo e nós devemos fazer o mesmo! Misericórdia nao é gíria ou expressão mágica para falamos para combater o que chamamos de maldição, mas sim um estilo de vida! Vamos colocar nosso coração na miséria do outro, assim como Deus colocou seu coração na nossa,isso sim significa misericórdia!!!

3. Jesus chama pecadores

Nesse ponto retorno ao começo desse texto onde o próprio Mateus relata sobre o seu chamado. Interessante é que também Marcos e Lucas relatam à respeito do chamado de um cobrador de impostos. Ambos no entanto chamam o mesmo de Levi e não de Mateus. Na teologia existem várias opiniões sobre esse caso. Uma delas é que aqui se tratam de duas pessoas diferentes, pois afinal de contas Jesus conhecia Deus e o mundo. Minha opinião favorita é que Mateus dá a esse cobrador de impostos seu nome para nos dizer: „Eu sou também um pecador que foi chamado por Jesus para segui-lo!“ Você colocaria seu nome nessa história?

Sou grato por cada pessoa que se empenha no Reino de Deus. Na minha pequena igreja cada um tem uma tarefa. Claro que como servos do Senhor queremos os melhores trabalhadores, os mais qualificados. Pessoas de boa fama e dispostos à pegarem o boi pelo chifre é o que precisamos! Nossos obreiros (detesto essa palavra, mas não acho uma outra melhor no momento – meu português após 19 anos fora do Brasil :-) ) devem ser conhecidos por sua fidelidade, pois afinal de contas igreja nao é hobby, nao é algo secundário, mas deve ser prioridade! Mas cá entre nós, quão importante era o Reino de Deus para Jesus realmente? Quão capacitado eram os primeiros apóstolos? Esses foram a medida pela qual a geração futura deveria ser medida, não é mesmo? Pois é, esses homens são nosso exemplo de missionários. A perfeição que desejamos fica muito a desejar se olho para a vida dos mesmos!!!

No entanto pensamos que Jesus devia ter feito um casting em todo o pais, com anúncio em todos os principais jornais, tv, internet e coisa e tal. Naturalmente ELE deveria observer qual qualidades os candidatos trariam, afinal de contas na liderança da igreja só deve haver vencedores. Caso os mesmos não sejam perfeitos aos nossos olhos então devem fazer cursos, visitor seminários, lerem livros, procurarem um couch e assim trabalharem em sí até alcancarem a perfeição! O melhor para o Senhor!!!

E Jesus? O que ele faz? Ele não pergunta „com qual pessoas posso trabalhar na minha empresa de forma mais efectiva?“ Ele pergunta: “Quem precisa de mim?” Então ele vai até essas pessoas e diz que as mesmas devem segui-lo! Jesus procura pessoas que assumam responsabilidade na sua igreja e ele chama o doentes! Os outros, os sadios se distanciam dele! Eles não querem se contaminar. Jesus chama: „Levante e me siga!“ Ele nunca disse a ninguém: “Eu não preciso de você!” Jesus pergunta: “Quem precisa de mim?” Aquele que precisa de Jesus é o mesmo que ele quer usar!

Se observarmos a bíblia perceberemos que isso sempre foi assim. Todas as histórias de chamados na bíblia ocorrem do mesmo jeito. José, o sonhador, filhinho de papai. O menino insuportável que ganhava toda a atenção do pai, para o qual o mesmo fazia questão de dar as melhores roupas e que tinha prazer de mostrar aos irmao que era o preferido do paizão! Esse sujeito se tornou mão direita do Faraó e acabou salvando a vida de toda sua familia. Moisés não queria de maneira alguma ser enviado! “Eu não sei falar!” Disse ele a Deus ao ser chamado e ganhou um porta-vóz! Quem pensaria que alguém como Davi se tornaria rei de Israel? Um adolescente magrelo e ruivo, cheio de sardas, sem experiência alguma, um simples pastor de ovelhas rei de Israel? Jeremias o profeta chorão e depressivo, o servo sofredor! Pedro o apóstolo explosivo que falava mais que pobre na chuva e prometia tudo e não cumpria nada, um traidor sobre o qual Jesus contruiu sua igreja! Por fim me lembro de Paulo, doente, fraco, que talvez sofresse de epilepcia, cujas mãos trêmulas não lhe permitia escrever se tornou o maior teólogo do cristianismo e apóstolo das nações! Todos esses homens tinham um ponto em comum! Eles eram 100% dependentes de Deus e sabiam que sem ELE eles nao sobreviveriam um dia sequer!!! Somos tais homens e mulheres?

Jesus procura discípulos que estão dispostos a irem! Ele procura pessoas que estão dispostas a continuarem o que ele começou! Sim, pessoas que anseiam de todo o coração verem esse mundo e cada pessoa que encontrarem com os olhos de Deus e serem uma benção para as mesmas. Uma coisa no entanto é pré-requisito: Você é alguém que sabe que é doente e precisa de Jesus? Se sua resposta é sim, então seja bem vido ao time! 

Um comentário:

  1. Caro Pastor Mauricio,
    estamos bem de volta aqui no Brasil, agora em Brasília. Estou ministrando no Instituto Teológico da nossa Igreja a disciplina Vivência Cristã e achei seu texto muito adequada às nossas discussões.
    Se o Sr autorizar, gostaria de utilizá-lo em minhas aulas.
    Obrigado e que Deus o abençoe,
    Fernando Adam

    ResponderExcluir